Sabemos que pensamos e existimos, mas por vezes, duvidamos e enganamo-nos. Logo não somos perfeitos. No entanto, todos temos a ideia de perfeição, caso contrário, como poderíamos pensar que não somos perfeitos? E de onde percebemos essa ideia de perfeição?
Das duas, uma: ou a ideia de perfeição foi criada por nós próprios, ou recebemo-la do mundo exterior, ou nos apareceu de outro sítio qualquer. Mas a ideia de perfeição não pode ter sido criada por nós, porque não somos perfeitos, e o imperfeito não pode ser criado pelo imperfeito. Logo, a ideia de perfeição só pode ter sido posta em nós por um ser absolutamente perfeito: Deus.
Mas podemos estar seguros de que Deus existe? Descartes afirma que sim. Um dos argumentos que prova a existência de Deus, é o seguinte:
- Um ser absolutamente perfeito é um ser que tem todas as perfeições, se não tiver todas as perfeiçoes, então não será absolutamente perfeito. Ora, a sua própria existência é uma perfeição, isto é, uma coisa que não existe, dificilmente se pode dizer que é perfeita. Logo se Deus é um ser absolutamente perfeito, então necessariamente existe. E se Deus é um ser absolutamente perfeito, logo, Deus existe necessariamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário