segunda-feira, 6 de junho de 2011

A dúvida Cartesiana


Descartes não duvida por duvidar, dúvida porque procura um conhecimento absolutamente seguro, isto é, um conhecimento que resista à dúvida mais obstinada, um conhecimento do qual não haja razões para duvidar. Por isso, diz-se que a dúvida cartesiana é metódica: é um método para encontrar o conhecimento absolutamente seguro que Descartes procura. Mas se o que procura é um conhecimento absolutamente seguro, então é necessário começar já por duvidar de tudo o que simplesmente possa parecer duvidoso. É também necessário, explorar todas as possibilidades de erro, mesmo as mais remotas, isto porque resistir à dúvida é uma condição necessária para o tipo de conhecimento que procuramos. A maior parte das vezes acreditamos nos nossos sentidos, por exemplo. E Descartes pensa que os nossos sentidos, por vezes, nos enganam. Ora, se os nossos sentidos nos enganam, ainda que é apenas por vezes, então o melhor é não acreditar neles nunca, isto porque, como diz, é prudente não confiar em quem nos engana, nem que seja uma só vez.
Vejamos por exemplo, o argumento do sonho e do génio maligno. No primeiro, Descartes defende que não é possível fazer a distinção entre estar acordado e estar a sonhar, porque podemos sonhar que estamos a fazer um teste para nos certificarmos de que estamos acordados. Do ultimo argumento irei falar a seguir. 

1 comentário:

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